sexta-feira, 13 de agosto de 2010

relatório do projeto

UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS


CARIN REINHEIMER VENTURINI

JOICE STEFFENS

SIMONE REINHEIMER


CURSOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM:
Formando futuros professores à distância


São Leopoldo

2010

UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS


CARIN REINHEIMER VENTURINI

JOICE STEFFENS

SIMONE REINHEIMER






CURSOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM:
Formando futuros professores à distância




Relatório apresentado ao curso de extensão Educação digital: redescobrindo a
web 2.0, sob orientação dos professores Daiana Trein e Paulo Gaspar Graziola, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS.


São Leopoldo

2010
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.........................................................................3
1 DESENVOLVIMENTO DA METODOLOGIA...................................................5
2 REFERENCIAL TEÓRICO..............................................................12
CONCLUSÃO..........................................................................14
BIBLIOGRAFIA ......................................................................15
ANEXOS
PROJETO DE ENSINO..................................................................17
QUESTIONÁRIO ......................................................................24


INTRODUÇÃO

O seguinte relatório abrange os resultados obtidos a partir do desenvolvimento do projeto “Cursos virtuais de aprendizagem: Formando futuros professores à distância” que foi realizado como parte integrante do curso de extensão da UNISINOS, “ Educação digital: redescobrindo a web 2.0”, no período de maio a agosto de 2010. o projeto tinha como intuito principal estudar e investigar o uso de tecnologias em prol da educação. Adiante conheceremos os resultados obtidos a partir da metodologia adotada por meio de questionários e análise de currículos de cursos de licenciatura, bem como as conclusão a que chegamos.


1 DESENVOLVIMENTO DA METODOLOGIA

Para fins de coleta de dados foram aplicados questionários com quatro alunos de graduação á distância, dois do curso de Letras e dois do curso de Pedagogia. Abaixo se encontram na forma de tabela as respostas obtidas:

Questionário
Aluno 1 Pedagogia (a)
Aluno 2 Letras (b)
Aluno 3 Pedagogia (c)
Aluno 4 Letras (d)

1. Qual a conceituação que você faz sobre a Educação à Distância?

(a)O curso Ead é excelente para pessoas com pouco tempo disponível, além de ter um baixo custo. Porém, cabe unicamente ao aluno o interesse em buscar recursos e procurar solucionar suas dúvidas, sendo que o curso oferece o caminho e o aluno precisa adquirir o meio para alcançá-lo.

(b)Educação a distância é uma forma de ensinar o aluno sem a necessidade de deslocamento e rompendo barreiras geográficas, por meio de plataformas virtuais.

(c)No ensino à distância professor e aluno não se encontram fisicamente no mesmo local, estão em lugares diferente sendo a transmissão dos conteúdos educativos efetuados através da utilização de meios técnicos de comunicação.

(d)Acredito que a EAD nos proporciona um novo ambiente de ensino muito eficaz. Além de aprender interagindo com os demais colegas, é possível ter uma ótima compreensão de conteúdo sem sair de casa

2. Os recursos utilizados para a aprendizagem são adequados para o entendimento?

(a)O curso é semipresencial e são disponíveis artigos e livros para aprofundar o conhecimento adquirido pela vídeo-aula, mas cabe a cada um esclarecer suas dúvidas procurando outros materiais para estudar.

(b)Estão disponíveis capítulos de livros, artigos, exercícios e outros materiais didáticos. Quando não é suficiente para o nosso entendimento, solicitamos mais recursos.

(c)Computadores permitem aos estudantes entender facilmente a informação. Com a Internet a comunicação torna-se mais fácil e rápida, podendo haver discussões e perguntas em tempo real através de chats.

(d)Penso que o nível da tecnologia de hoje tornam a EAD muito acessível, fazendo com que o aluno consiga aprender e manusear de modo simples e prático.

3. Como funciona o sistema de comunicação?

(a)Atualmente estamos usando a plataforma NET onde podemos conversar diretamente com cada professor da disciplina o que proporcionou um grande avanço, pois antes deveríamos primeiro conversar com o tutor e só depois este procurava contato com o professor para qualquer tipo de esclarecimento.

(b)Por meio da NET, aí é possível tirar nossas dúvidas diretamente com o professor o que é um avanço muito grande.

(c)A aprendizagem é a maneira pela qual o próprio aluno determina o tempo de duração de seus estudos no dia, na semana. Esse tipo de aprendizagem geralmente ocorre por intermédio de meios de comunicação como Internet, vídeo-aula e material impresso.

(d)A comunicação funciona de maneira muito eficaz, pois os professores estão sempre a disposição para possíveis duvidas e fornecem um grande suporte, além das ferramentas disponíveis.

4. E a relação professor-aluno?

(a)Como dito anteriormente, agora estamos tendo contato direto com o professor através da plataforma NET e este acontece de forma rápida e simples.

(b)O professor esclarece as nossas dúvidas e em relação as atividades propostas ele é bem organizado e deixa claro o conteúdo e as tarefas propostas.

(c)Na Educação a Distância, é preciso que o professor esteja ainda mais próximo e atento às necessidades de seus alunos. Isso porque, para que haja um funcionamento pleno dessa modalidade, é preciso que sejam consultados e respondidos diariamente os recursos de comunicação, como e-mail, fórum, Chat. Assim, o professor vai conhecendo melhor o aluno, reconhecendo-o em seu estilo de aprendizagem na medida em que se relaciona com ele.

(d)Essa relação acontece freqüentemente, pois o professor se mostra muito acessível, quando solicitado. Penso que esta relação é fundamental para que o curso seja proveitoso.

5. O que você considera como ponto principal para uma boa educação à distância?

(a)O interesse por parte de quem ingressa em um curso EAD, pois precisa ser uma pessoa organizada e interessada em aprender, pois o curso proporciona muitíssimos momentos de leitura.

(b)Além do interesse do aluno é preciso que as atividades estejam claras e organizadas. O professor deve estar sempre disponível e atento para o processo de construção de conhecimento da turma.

(c)As vantagens da educação a distância têm sido a busca permanente da melhoria de ensino e o atendimento a uma demanda reprimida devido à indisponibilidade de cursos e programas com tempo flexível para o estudo. A adequação de horário e aprendizado interativo faz com que a educação a distância alcance grande significado no panorama atual da educação em nosso país. Essa metodologia de ensino também tem proporcionado melhorias em complementaridade à modalidade de educação presencial, especialmente no que se refere à relação professor-aluno.

(d)Na minha opinião, a interatividade é o principal desafio. Isso, porque a interação é a forma principal da construção de conhecimento, tendo em vista que o professor não é parte presente na explicação do conteúdo, mas sim, um facilitador. Se a interação não ocorrer automaticamente a construção de conhecimento passa a ser pouco efetiva.

6. Quais os motivos que levam você a escolher cursos e/ou disciplinas à distância?

(a)O curso Ead é excelente para pessoas com pouco tempo disponível, além de ter um baixo custo. Porém, cabe unicamente ao aluno o interesse em buscar recursos e procurar solucionar suas dúvidas, sendo que o curso oferece o caminho e o aluno precisa adquirir o meio para alcança-lo.

(b)Sem dúvida o principal motivo foi o preço que é menor e não precisamos gastar com transporte.

(c)Mais tempo para ficar em casa, menos gasto com transportes.

(d)Com a locomoção até o local do curso perde-se muito tempo e dinheiro.

7. O nível dos materiais para o estudo e o tempo para realizar suas atividades é adequada?

(a)Temos livros, biblioteca virtual, artigos e vídeo-aulas. Realizamos diversos trabalhos, tanto avaliativos como outros só para esclarecimento e os prazos são razoáveis.

(b)Os professores reservam tempo suficiente para realizar as atividades e os materiais até então estão sendo satisfatórios para um bom aprendizado.

(c)O aluno é obrigado a estudar por sua iniciativa, desenvolvendo habilidades de independência e de trabalho. Geralmente o tempo é suficiente para realização das tarefas.

(d)O aluno torna-se capaz de obter a própria construção de conhecimento e deve se organizar dentro do tempo estipulado, que é bem adequado.

8.Quais os pontos positivos e os pontos negativos da EAD?

(a)Pontos positivos: temos apenas um encontro presencial; o custo do curso é baixo; recebemos o mesmo diploma do curso presencial. Pontos negativos: existe pouca troca de conhecimento e experiência entre os colegas; não realizamos debates e seminários; não existe apresentação presencial de trabalhos para a turma.

(b)Positivos: preço baixo, sem deslocamento, diploma igual ao presencial.
Negativos: há menos interação entre os colegas.

(c)Positivos: Maior flexibilidade de horários para os alunos acessarem a educação.
Negativos: Necessidade de maior comprometimento do aluno.

(d)Positivos: O aluno pode escolher a hora mais adequada para a realização das tarefas dentro do prazo estipulado, sem se locomover.
Negativos: Se não há organização do aluno, perde-se o foco.


Conforme o questionário feito à alunos de cursos de graduação à Distância ( EAD ), podemos perceber que a tecnologia, que proporciona diversos meios de comunicação, está sendo bem aceita pelos usuários.
Pode-se verificar que o interesse e a escolha pelos cursos EAD envolvem vários itens incluindo baixo custo, pois economiza-se no transporte, pelo tempo, pois as tarefas podem ser realizadas conforme a disponibilidade do aluno dentro do prazo estabelecido pelo professor/ tutor, pela oferta do mesmo diploma recebido no curso de graduação presencial e por gostarem dos metodologia adotada nas plataformas dos cursos.
Quando questionados sobre possíveis pontos negativos, os alunos levantaram alguns pontos e a interação e o comprometimento foram alguns deles, pois consideraram que na falta de ambos o ensino se torna pouco eficaz. Portanto, acreditam que para que o ensino seja proveitoso, todos os envolvidos devem interagir para a construção de conhecimento, e o comprometimento deve estar presente no curso virtual tanto como acontece no presencial, um bom aproveitamento vai depender da organização do aluno, do seu interesse e do cumprimento das tarefas.
Podemos constatar que a informática pode sim enriquecer os ambientes de aprendizagem, ampliar os espaços em sala de aula, atender os aprendizes como verdadeiros sujeitos de sua aprendizagem, contribuir com a intercomunicação coletiva e ajuda a criar comunidades de aprendizagens e desenvolvimento.
Acreditamos que a chegada da tecnologia na escola traz inusitadas possibilidades e mudanças positivas.
Também foram analisados os currículos dos respectivos cursos a fim de buscar semelhanças entre os cursos presenciais de algumas instituições com cursos presenciais.
Ao observar os currículos dos respectivos cursos em Ead dos alunos que responderam ao questionário podemos perceber que eles são muito semelhantes aos dos cursos presenciais. A metodologia, ementas, objetivos e enfim os programas de ensino abordam basicamente os mesmos conteúdos de algumas instituições de cursos presenciais que pesquisamos. A pesquisa a partir de sites das instituições nos trazem como pontos importantes a ampliação da incorporação tecnológica ao ensino e a importância do papel do professor/tutor no andamento da aprendizagem.
O sistema de avaliação destes cursos EAD varia conforme a Universidade em que o curso é realizado, pois sabemos que cada instituição tem seu próprio sistema de avaliar os seus aprendizes.
Quanto à freqüência, algumas instituições requerem a presença dos alunos para eventuais explicações de conteúdo. Em outras, as explicações são feitas totalmente online, através de diferentes meios de comunicação. No que diz respeito à avaliação, a maioria opta por avaliações presenciais, mas os demais trabalhos são postados na plataforma.
Em fim, pelo que podemos verificar, a Educação à Distância vem crescendo cada vez mais. Conforme a pesquisa realizada, notamos que as instituições de ensino aderiram ao programa EAD muito recente, mas está sendo muito bem aceitas pelos usuários e crescem a cada semestre, trazendo um novo meio de ensino capaz de revolucionar as abordagens tradicionais.


2 REFERENCIAL TEÓRICO

Um dos pontos principais encontrados a partir dos questionários foi a necessidade de organização do ambiente virtual, tanto do aluno e quanto do professor na plataforma. A organização é fundamental para que os alunos não se percam e cumpram as tarefas, leiam os textos e participem dos chats e fóruns nas datas certas, já que se trabalha a distância o cumprimento de horários e o acesso à internet devem existir e fazer-se assíduos. De acordo com DAUDT e MALLMAN (s/d, p.1):

É claro que a organização do ambiente (ferramentas disponíveis, metodologia proposta, organização e estrutura interna) serão valiosos facilitadores da proposta didático-pedagógica, mas, para além disso, faz-se necessário desde o princípio que os educadores depreendam um esforço para encontrar estratégias que venham aproximar a docência das demandas do mundo atual, a reestruturar seus paradigmas, tentando não perder de vista o aspecto qualitativo da educação reflexiva, crítica e humanizadora.

A organização do aluno portanto vai facilitar a aprendizagem e proporcionar um melhor aproveitamento da disciplina. Outro ponto importante é o da interação no ambiente, tanto entre os colegas e com o professor e ao cumprimento das tarefas. O comprometimento dos alunos é essencial para que tudo ocorra da forma esperada ao longo do curso e a freqüenta participação e interação comprovam além de sua freqüência que este está aprendendo e poderá demonstrar para colegas e professores suas experiências e produção de novos conhecimentos. MATURANA (1993.p.32) nos diz que “um espaço de convivência desejável para o outro, de forma que eu e o outro possamos fluir no conviver de uma certa forma particular”. Ou seja, traz a importância de que neste processo de interação com o outro é importante que tornemos este espaço sadio e prazeroso, trazendo benefícios a partir de um bom convívio na relação com os colegas.
A participação do professor também é essencial. Ele deve além de orientar os alunos, animá-los, busca-los para as tarefas que deixaram de fazer e participar, oportunizar textos e explicações claras e satisfatórias, promover a interação dos alunos uns com os outros a partir de ferramentas variadas, e sanar as dúvidas e dificuldades conhecendo individualmente a situação de cada aluno. De acordo com MORGADO (2001), “a ação do professor ocorre num contexto de ausência física, e adquire especial relevância para a criação de um sentimento de comunidade”. E é este sentimento de comunidade que deve existir na plataforma para que se tenha uma turma participativa e que consiga interagir e construir juntos novos conhecimentos e trocar experiências.

CONCLUSÃO

Como respostas a nossa pesquisa inicial de como que funcionam os cursos de graduação em Ead , buscando as vantagens e as desvantagens dos que aderem ao sistema virtual, podemos chegar a algumas conclusões a partir dos questionários que aplicamos, na observação de currículos e no estudo do referencial teórico.
De acordo com MOORE (2008):
a idéia básica de Educação à Distância é muito simples: alunos e professores estão em locais diferentes durante todo ou grande parte do tempo em que aprendem e ensinam. Estando em locais distintos, eles dependem de algum tipo de tecnologia para transmitir informações e lhes proporcionar um meio para interagir.

Além da Educação a distância ser uma ótima alternativa para pessoas que dispõem de pouco tempo ela tem custo mais baixo e tem a vantagem de pouco deslocamento, já que as aulas acontecem por uma plataforma virtual de aprendizagem. A interação nesta plataforma depende do interesse dos alunos pelo aprendizado e pela busca de informações que desejam e também se dá na relação professor – aluno, a qual deve ser freqüente para fins de auxílio, orientação e busca de informações.
Existem vários recursos que auxiliam os alunos em suas dúvidas perante as atividades além da ajuda direta do professor, como materiais de apoio, textos, livros, chats, fóruns, vídeos, artigos em geral. O sistema de comunicação é eficiente e permite por meio de variadas ferramentas, como as citadas anteriormente, que a aprendizagem e a troca de experiências entre os alunos e com o professor seja satisfatória e prazerosa.
Por todos estes motivos acreditamos que a EAD seja uma ótima alternativa para a formação de professores em cursos de graduação e talvez por isto esteja conquistando a cada dia mais alunos. A tecnologia evolui cada vez mais e nós estamos nos ajustando aos novos meios de comunicação, sendo que a educação acompanha este processo e nos proporciona diversas ferramentas que auxiliam a aprendizagem em Ead. Em nova forma de ensino está trazendo o conhecimento sendo que não precisamos nos deslocar, gastamos menos e ainda temos a oportunidade de ficar mais tempo com a família, é o encontro da comodidade com o conhecimento.

BIBIOGRAFIA

DAUDT, Sônia Isabel Dondonis; MALLMANN, Marly Therezinha. Ambientes virtuais de aprendizagem. www.unisinos.br/pesquisa/educacao.../comunidades_virtuais.pdf acesso em 25/03/10

MORGADO, Lina. O papel do professor em contextos de ensino online: problemas e virtualidades. São Paulo: SENAC, 2006.

MOORE, Michael. Educação á distância: Uma visão integrada. São Paulo: Cengage Learning. 2008.

http://www.ulbra.br/ead/files/matriz-ead-letras-portugues.pdf
currículo de letras da ulbra matriz curricular, Acesso em 28/07/10

http://www.ulbra.br/ead/como-ingressar
sobre o curso de letras, , Acesso em 28/07/10

http://www.ulbra.br/ead/sobre-a-ead
sobre a ead da ulbra, Acesso em 28/07/10

http://www.ulbra.br/ead/como-ingressar
sobre o curso de pedagogia, Acesso em 28/07/10

http://www.ulbra.br/ead/files/matriz-ead-pedagogia.pdf
currículo de pedagogia matriz, Acesso em 28/07/10

https://www.unisinos.br/_disciplinas/ementas/grades_site/3054-c4.pdf
currículo de Letras, acesso em 28/07/10

http://www.unisinos.br/_disciplinas/ementas/grades_site/1220-c3.pdf
currículo de Pedagogia, acesso em 28/07/10



Anexos



UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS


CARIN REINHEIMER VENTURINI

JOICE STEFFENS

SIMONE REINHEIMER




CURSOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM:
Formando futuros professores à distância




São Leopoldo

2010





UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS


CARIN REINHEIMER VENTURINI

JOICE STEFFENS

SIMONE REINHEIMER






CURSOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM:
Formando futuros professores à distância




Projeto apresentado ao curso de extensão Educação digital: redescobrindo a web 2.0, sob orientação dos professores Daiana Trein e Paulo Gaspar Graziola, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS.


São Leopoldo

2010




SUMÁRIO

INTRODUÇÃO..........................................................................4
1 OBJETO DE PESQUISA................................................................5
2 PROBLEMA..........................................................................5
3 O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM................................................5
4 METODOLOGIA.......................................................................7
BIBLIOGRAFIA .......................................................................7



INTRODUÇÃO

O seguinte projeto “Cursos virtuais de aprendizagem: Formando futuros professores à distância” será realizado como parte integrante do curso de extensão da UNISINOS, “ Educação digital: redescobrindo a web 2.0”, no período de maio a agosto de 2010. Tem como intuito principal estudar e investigar o uso de tecnologias em prol da educação.


1 OBJETO DE PESQUISA

Nos dias atuais vivenciamos o incrível avanço da tecnologia e suas inovações. A cada dia nos surpreendemos com o que o homem é capaz de inventar e de como usufrui das comodidades que tal tecnologia proporciona. A Internet é um grande exemplo e sua prática já faz parte da realidade da maioria das pessoas. O fácil acesso à esta tecnologia vem conquistando novos adeptos, utilizando-a como fonte de lazer, pesquisa, trabalho e entretenimento. Relacionando este tema com a Educação, podemos dizer que esta também evolui, e se adapta aos privilégios da vida moderna bem como todas as pessoas que com ela estão envolvidas. Neste caso, para futura pesquisa, levaremos em consideração os docentes, mais precisamente os cursos de formação de professores de nível superior, em ambientes virtuais de aprendizagem totalmente à distância.


2 PROBLEMA

O desenvolvimento da tecnologia e a difusão da Internet vem proporcionando além de interação entre as pessoas, fontes de pesquisa e possibilidades de cursos de formação e aperfeiçoamento de professores, á nível superior, totalmente a distância. O que pretende-se pesquisar é como que funcionam tais cursos, buscando as vantagens e as desvantagens dos que aderem ao sistema virtual.

3 O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

De acordo com prévia leitura no texto das professoras da UNISINOS, Marly Mallmann e Sônia Daudt, intitulado Ambientes Virtuais de Aprendizagem, e também levando em consideração nossas próprias experiências em Ensino a distância, podemos ter uma base para iniciarmos nossa pesquisa. Para que seja possível haver um processo de aprendizagem em um AVA, é preciso que além de que tenhamos um professor organizado, que seja claro, competente e indique as tarefas a ser seguidas, precisamos de uma plataforma que nos possibilite interação entre os colegas, o que vai nos levar a uma educação reflexiva e crítica. A organização é fundamental para que os alunos não se percam e cumpram as tarefas, leiam os textos e participem dos chats e fóruns nas datas certas, já que se trabalha a distância o cumprimento de horários e o acesso à internet devem existir e fazer-se assíduos.

Para que a aprendizagem em EAD tenha bons resultados serão de extrema importância a proposta pedagógica oportunizada ao aluno, sendo que a partir desta poderão ser alcançados ou não os objetivos da disciplina. Vários são os fatores que fazem parte deste período de aprendizado em EAD, sendo que eles podem possibilitar uma melhor adequação do ensino à tecnologia existente, a interação entre os participantes da comunidade através do diálogo e da convivência e a interdisciplinaridade, bem como se pelo contrário não existir uma boa plataforma com uma estrutura bem formulada, poderão ser prejudicadas todas estas relações.

O professor também tem um papel fundamental na aprendizagem virtual. É ele quem vai nortear o aluno e monitorá-lo, sempre o orientando e o avaliando em suas participações na plataforma. Ele precisa acompanhar todo o processo de aprendizagem do aluno e estar sempre disponível para responder as suas dúvidas sobre os conteúdos e sobre as tarefas propostas. Ele deve instigar o aluno e chamá-lo para discutir e interagir com os colegas, o que é fundamental em uma disciplina em EAD. Assim como em sala de aula, o professor é indispensável em EAD, já que sem ele o aluno estaria perdido e não teria ninguém para esclarecer suas dúvidas. Ou seja, a tecnologia evolui cada vez mais e nós estamos nos ajustando aos novos meios de aprendizagem, porém o professor continua sendo um agente indispensável para que a educação esteja embasada em fundamentos que propiciem um processo de conhecimento eficaz e proveitoso.

Mas até agora não estamos nos referindo a cursos totalmente à distância, neste caso gostaríamos de saber, como funcionam, se o método é o mesmo e se funciona realmente, comparando a eficácia com os cursos presenciais e analisando os currículos e a avaliação.

4 METODOLOGIA

Para fins de coleta de dados serão realizadas entrevistas com dois alunos de graduação á distância encontradas em anexo. Também serão analisados os currículos dos respectivos cursos e investigados os métodos de avaliação levando em consideração os seguintes tópicos:
• Interesse pelas atividades, freqüência e participação do aluno nas tarefas
• Interação com os outros colegas
• Acompanhamento frequente do professor


BIBLIOGRAFIA

DAUDT, Sônia Isabel Dondonis; MALLMANN, Marly Therezinha. Ambientes virtuais de aprendizagem. www.unisinos.br/pesquisa/educacao.../comunidades_virtuais.pdf acesso em 25/03/10



Questionário aos alunos à distância:

1. Qual a conceituação que você faz sobre a Educação à Distância?

2. Os recursos utilizados para a aprendizagem são adequados para o entendimento?

3. Como funciona o sistema de comunicação?

4. E a relação professor-aluno?

5. O que você considera como ponto principal para uma boa educação à distância?

6. Quais os motivos que levam você a escolher cursos e/ou disciplinas à distância?

7. O nível dos materiais para o estudo e o tempo para realizar suas atividades é adequada?

8.Quais os pontos positivos e os pontos negativos da EAD?

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